terça-feira, 30 de novembro de 2010

Como entender?

Havia prometido na minha primeira postagem não viajar muito, mas isso é difícil, ao menos pra mim é.
Queria escrever sobre sentimentos e idéias tão claramente que parecem ser pouco compreensíveis, mesmo para mim e talvez o vernáculo com todas suas possibilidades fraquejem em pintar esse quadro.

Não sei se deveria, pode ser um atrevimento percorrer essas regiões sombrias. Isso me assusta um pouco (pronto! já comecei!) e me seduz como uma mulher irresistivelmente atraente. Que dama é essa? Que encanto é esse?

Parecem com vozes que permanecem em nossas cabeças (não nos ouvidos), elas insistem em dizer quem somos e lembram o que há de mais primitivo em nós. Algo que sempre esteve lá, latente, acho que essa é a palavra. Latente, ao mesmo tempo cíclico e perene. Os sentimentos às vezes manifestam-se em forma de idéias, conjecturas, especulações acerca de nós mesmos.

Cada um estabelece realmente diálogos consigo mesmo? Com seus sentimentos? O que eles te dizem? O que você entende do que é dito? Qual a proposta indecente dos sentimentos? Querem te denunciar? Te mostrar fraco?

Não acho que o que sentimos faz parte de nós, NÓS SOMOS NOSSOS SENTIMENTOS.

Somos aquela raiva e também o prazer indescritível de bons momentos, de boas notícias. Como não dizer que somos os medos que nos paralisam ou nos liberta pra dizermos palavras tão duras, que geralmente não falaríamos?

Como compreender-nos como pessoas de sentimentos?

2 comentários:

  1. EXISTEM ALTURAS NA NOSSA VIDA EM QUE DESCOBRIMOS QUE AFINAL AINDA TEMOS MUITO PARA APRENDER E QUE NÃO SABEMOS DE FORMA CLARA DESCODIFICAR SENTIMENTOS QUE SURGEM...
    Tem gente se contentando com muito pouco dos sentimentos psicológicos e querendo muito mais do que deveria querer de sentimentos materiais.
    Tem gente que não se importa mais se você foi educado, se lembrou do aniversário ou se foi gentil. Tudo que pensam é se você ganhou o campeonato de futebol, se você tirou nota boa na prova de matemática ou se pegou mais de 10 na balada no final de semana.
    Vivemos uma epoca, em que até sentimentos estão sendo economizados.
    As pessoas deveriam valorizar ainda mais os sentimentos,embora não possam entendê-los muito bem.É preciso ter a plena convicção de que os sentimentos nascem e morrem conosco...mas meu caro,muita gente por aí quer matar o sentimento muito antes de morrer,o que é impossível!
    Parabéns pelo texto.!

    ResponderExcluir
  2. Sentir é viver, se desesperar, se aperrear, viver o sentimento pulsante e pulsar nessa mesma badalada.

    ResponderExcluir