quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A FORÇA DA VIDA

Que força estranha essa!

Às vezes me pego pensando sobre o que nos faz continuar vivos. Não me interessa saber de onde vem a vida, isso eu já sei, minha cabeça dá voltas tentando entender é por que as pessoas continuam vivendo, que força as mantém vivas, para onde o desejo delas as direciona?

Conhecer novas pessoas, passar no vestibular, comprar um carro zero km, casar, ter filhos, escrever um livro, plantar uma árvore, não são objetivos nobres? Quando nos damos conta que estamos vivos? E quando isso acontece, o que fazer depois de sabermos que existimos? Viver de metáforas, de ilusões? Entrar no esquema, contrair dívidas como qualquer ser humano normal, reclamar do trabalho esperando o final de semana, ir pra igreja aos domingos só por ritual?

Passar o dia todo comendo e dormindo, buscar novas formas de arriscar a vida, militar por uma causa social, exercer uma profissão socialmente importante, conquistar vários amantes, escrever textos na internet, essas causas podem ser suficientes para manter a vida?

Simplesmente viver, viver até extrair poesia da vida, fazê-la ter sentido, ser honesto consigo mesmo (isso inclui também o mundo), relaxar em viver. E quando as perguntas tolas sobre o que nos mantém vivo azucrinarem o juízo, aí já é tempo de viver, viver e viver, acreditando na esperança, insistindo nela, ser "egoísta" na busca pela alegria em si. Não se estressar tanto com as escolhas dos outros, com a avaliação do outro, mangar de si e de suas próprias desgraças, fazer humor da vida.

Viver é realmente intenso, a vida tem uma força indescritível, existir é realmente isso, compreender a si mesmo, acolher a si como quem recebe alguém que necessita apenas ser ouvido. Contemplar o que há, viajar, imaginar, sonhar nem que seja com os pés no chão e bem acordado.

Depois, refletir um pouco mais, angustiar-se outra vez, escrever pra relaxar, dormir pra não pensar, comer pra diminuir a ansiedade, reclamar de tudo, gastar dinheiro à toa, saciar-se de manhã. Até entender sua vida, até o dia amanhecer e respirar ar puro novamente e aproveitar o dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário